Páginas

Saiu no Jornal:Projeto da Vilmar Vieira de Matos integra comunidade do 4º Plano e coleta o oléo para ser reaproveitado

Já parou para pensar para onde vai o óleo de cozinha que joga pelo ralo da pia? Pois é, ele segue para as redes de esgoto, que são despejadas, em sua maioria, em rios, poluindo estes locais com uma película que impede a passagem de oxigênio. As consequências disso tudo são grandes e os prejuízos podem ser evitados com a consciência ambiental. Para combater essa problemática, estudantes da escola Estadual Vilmar Vieira de Matos, região do BNH 4º Plano, estão fazendo a lição de casa.

Depois de serem preparados teoricamente sobre a importância da preservação do meio ambiente, agora eles desenvolvem ações práticas no bairro. Todo o trabalho é coordenado pela professora Elizabete da Silva Santana, das disciplinas de Biologia e Química. Também conta com a participação dos demais professores da escola e da diretora Odália Amaro Dorneles.
No bairro, os estudantes passaram de casa em casa para falar com os moradores. Explicaram sobre o projeto e ensinaram sobre a importância da preservação do meio ambiente. Grande parte da comunidade entendeu o recado e há uma semana elas passaram a fazer o descarte correto do óleo de cozinha usado.
Em parceria com a empresa Biocar, de Dourados, a escola Vilmar instalou em seu pátio um contender de mil litros. É nesse local que está sendo armazenado o óleo usado. Até agora já foram coletados em média 150 litros. “A comunidade junta o óleo em casa e na medida que elas podem, o óleo é trazido para escola”, conta a professora Elizabete.
Quando atingir a marca de mil litros, a escola entra em contato com a Biocar, para levar o contender. Por litro de óleo a escola receberá um real, dinheiro para ser aplicado na manutenção da Vilmar Vieira de Matos.
Por :Flávio Verão

Nenhum comentário: